O ex-presidente do Santos FC, Andres Rueda, além de três integrantes de seu Comitê de Gestão (CG) foram expulsos do quadro associativo do clube, durante reunião do Conselho Deliberativo (CD), na noite desta terça-feira (8).
O encontro foi realizado com o objetivo de analisar o parecer da Comissão de Inquérito e Sindicância (CIS), que recomendou a expulsão. Os quatro dirigentes terão três dias, depois de serem notificados, para apresentar um recurso na CIS e tentar reverter a decisão.
Recebido o recurso, a CIS tem 30 dias para divulgar parecer, confirmando ou revisando a decisão. Após o prazo, será convocada uma reunião extraordinária do CD para votar o parecer definitivo.
Apontada pela CIS como temerária, a gestão de Rueda teve as contas de 2023 reprovadas, no mês de abril de 2024. Entre as motivações para a decisão estão a antecipação de verbas do Campeonato Paulista de 2024; adiantamento de verbas publicitárias da Brax; o não pagamento da dívida pela compra do jogador Cueva junto ao Krasnodar, da Rússia.
Além de Andres Rueda, foram expulsos o vice José Carlos de Oliveira e os membros do CG, Renato Hagopian e Dagoberto Oliva, o único que esteve presente à sessão do CD. Um advogado dos quatro apresentou a defesa.
O resultado da votação
Porém, na votação nominal, 115 conselheiros votaram a favor da expulsão, quatro foram contra e sete se abstiveram, de acordo com informações de A Tribuna.