O Santos rescindiu, de forma amigável, o contrato com o atacante Steven Mendoza. O clube e o jogador chegaram a um acordo, nesta segunda-feira (5), e o colombiano deverá se transferir para o Yukatel Adana Demirspor, da Turquia. O Peixe, porém, mantém 20% dos seus direitos federativos em uma futura negociação.
A princípio, a negociação se desenhava como venda. Contudo, como o atleta tinha contrato até o fim da próxima temporada e com valores a serem recebidos do clube da Vila Belmiro, as partes chegaram a um acordo pela rescisão contratual.
Veja a nota que o clube publicou nas redes sociais
“O Santos Futebol Clube e o atacante Mendoza, de forma amigável, chegaram a um acordo para rescisão contratual nesta segunda-feira (5). Todas as formalidades foram cumpridas e o atleta já foi liberado para seguir com a carreira.
Mendoza acertou a transferência, sem custos, para o Yukatel Adana Demirspor, da Turquia. O Santos FC permaneceu com 20% dos direitos econômicos para futura venda do atacante colombiano”.
Currículo
Anunciado como reforço pelo Peixe em dezembro de 2022, ao firmar contrato de três temporadas com a equipe, o colombiano disputou 45 partidas e marcou dez gols, sendo o vice-artilheiro do time em 2023. Contudo, o desempenho do atleta em campo foi alvo de críticas dos torcedores.
Na derrota para o Fortaleza, no dia 6 de dezembro, que selou o rebaixamento do Santos para a Série B do Campeonato Brasileiro, o atacante não saiu do banco de reservas. Após a partida, Mendoza teve o carro incendiado nos arredores da Vila Belmiro.
Desde a eleição do presidente Marcelo Teixeira, o atacante era um dos nomes especulados para deixar o clube. O mandatário, em diversas oportunidades, falou sobre a necessidade de readequação financeira e enxugamento da folha salarial. Mendoza tinha um dos maiores vencimentos do elenco e treinava separado do time principal, desde o primeiro dia de pré-temporada.