Os 13 mil torcedores que foram até a Vila Belmiro para torcer pelo Santos não se arrependeram de enfrentar chuva e frio. Na tarde deste domingo (1), o Peixe goleou o Vasco por 4 a 1 e saiu da zona de rebaixamento depois de oito rodadas.
Os gols do time santista foram marcados por Marcos Leonardo (2), Yeferson Soteldo e Tomás Rincón. Pablo Vegetti fez o único gol do Vasco na partida.
Embalado pela vitória, o Santos terá uma semana inteira de preparação para o duelo contra o Palmeiras, no próximo domingo (8), na Arena Barueri, às 16h. Além disso, com o bom desempenho do duelo de hoje, uma parte da torcida santista já pede a efetivação de Marcelo Fernandes – o presuntinho – até o final da temporada
Primeiro tempo
O Vasco começou melhor a partida, controlando a posse de bola e chegando ao ataque por meio de escanteios e bolas alçadas à área. Aos 10, Marcos Leonardo se chocou com o lateral vascaíno Puma Rodriguez, dentro da área. Depois de dois minutos de espera, o árbitro Anderson Daronco foi à cabine do VAR para analisar um possível pênalti sobre Leonardo.
Na cabine, Daronco reviu o lance e marcou a penalidade. Na cobrança, o próprio camisa 9 santista bateu forte para estufar as redes do goleiro Léo Jardim: 1 a 0 para o Peixe.
A despeito do gol sofrido, o time treinado por Ramón Díaz seguia com a maior posse de bola. Aos 21’, Puma cruzou e Vegetti raspou de cabeça, passando rente à trave do goleiro santista João Paulo.
Em um contra-ataque após um desperdício de escanteio santista, o Vasco empatou o jogo. Gabriel Pec carregou a bola desde o meio-campo e, dentro da grande área, soltou para Pablo Vegetti igualar o placar: 1 a 1.
O clube carioca não mudou seu padrão de jogo e continuou melhor em campo. E quando tudo parecia terminar igual na primeira etapa, o Santos reassumiu a dianteira no placar. Aos 46’, em cobrança de escanteio de Lucas Lima, Dodô subiu alto na primeira trave e Rincón chegou livre na pequena área para balançar as redes de Léo Jardim: 2 a 1 para o Santos.
Não deu tempo nem de esfriar a cabeça, pois o peixe fez o terceiro. Aos 48, Jean Lucas roubou a bola do Zé Gabriel, puxou contra-ataque e tocou para Marcos Leonardo. O camisa 9 entrou na área e, sem dominar, fez o terceiro gol santista na partida. O juiz concedeu nove minutos de acréscimos e, debaixo de muita chuva, os dois times foram para os vestiários com o Santos a vencer por 3 a 1 o Vasco da Gama.
Segundo Tempo
Atrás no marcador, o técnico do Vasco, Ramón Díaz, fez duas alterações: Dimitri Payet e Sebastian Ferreira entraram nos lugares de Gabriel Praxedes e Zé Gabriel. Já o Santos de Marcelo Fernandes voltou com o mesmo XI inicial do início do jogo.
O Santos até fez o quarto gol, mas ele foi anulado por impedimento de Marcos Leonardo, e se manteve superior no início da segunda etapa.
Aos 11’, em cobrança de escanteio, Soteldo pisou em cima da bola e, como resposta, o atacante Sebastian o empurrou. Nervosos, os atletas dos dois bancos de reservas invadiram o campo e iniciaram uma confusão generalizada. Como consequência, Lucas Lima e Gary Medel foram expulsos. Além deles, o reserva Rodrigo Fernández, do Santos, também foi advertido com o cartão vermelho. João Paulo, Soteldo e Sebastian levaram o cartão amarelo. O jogo retornou depois de oito minutos de paralisação.
Aos 17’, Ramón Díaz tirou o lateral direito Puma Rodríguez e colocou o zagueiro Maicon. Como resposta, Fernandes efetuou a primeira troca no time do Peixe: com câimbras, saiu o lateral-esquerdo Dodô e entrou o zagueiro Messias.
Com a longa paralisação e as três substituições, o duelo esfriou. Os dois times erravam muitos passes no campo de ataque e criavam poucas chances claras de gol.
Em bola mal afastada da defesa do Vasco, surgiu o quarto gol do Santos. Marcos Leonardo tentou bater do meio do campo, mas Léo Jardim afastou. No rebote, o próprio camisa 9 dominou e soltou para Jean Lucas, que deu para Rincón. Ele tocou para Soteldo, que invadiu a área e fuzilou o gol vascaíno: 4 a 1 para o Santos e explosão de alegria da torcida santista na Vila Belmiro.
Desanimado, o Vasco fez mais duas alterações. Jair e Alex Teixeira entraram nos lugares de Gabriel Pec e Marlon Gomes. Pelo lado do Santos, vieram Nonato e Dodi para as saídas de Soteldo e Jean Lucas.
Desorganizado, o Cruz-Maltino buscava inspiração, quando já lhe faltava transpiração. Calmo, o Peixe controlava o resultado. Aos 42’, mais duas substituições no Peixe. Julio Furch e Camacho entraram nos lugares de Marcos Leonardo e Tomás Rincón.
O árbitro Anderson Daronco deu 12 minutos de acréscimos, como resposta ao excesso de paralisações no segundo tempo. Nesse período, o Vasco não teve forças para buscar a reação: 4 a 1 e a paz paira na Vila Belmiro.