Início Esporte

Quem pode ser o adversário da seleção brasileira nas oitavas de final da Copa do Mundo?

Após duas vitórias, contra Sérvia e Suíça, e já classificado à próxima fase do Mundial do Catar, Brasil aguarda a definição de um dos grupos para conhecer próximo adversário na competição

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Com 100% de aproveitamento, por enquanto, na fase de grupos da Copa do Mundo do Catar, três gols marcados e nenhum sofrido, a seleção brasileira assegurou vaga antecipadamente para as oitavas de final da competição.

O próximo jogo da equipe de Tite será contra Camarões, na sexta-feira (2), às 16 horas (de Brasília). A partida vai determinar se a seleção ficará em primeiro ou segundo lugar no Grupo G.

A posição do Brasil na chave vai ser fundamental para que se tenha conhecimento do adversário nas oitavas, que será uma das quatro seleções do Grupo H: Portugal, Gana, Coreia do Sul e Uruguai. Todas ainda têm chances de avançar no Mundial.

O regulamento da Copa prevê que as duas melhores seleções de cada um dos oito grupos da fase inicial se classificam às oitavas. A partir dessa definição, os primeiros colocados de uma chave jogam contra os segundos do grupo seguinte.

O Brasil está muito próximo de garantir o primeiro lugar no Grupo G. Basta, ao menos, um empate diante de Camarões. Em caso de derrota, perderá a liderança apenas se a Suíça reverter a vantagem brasileira no saldo de gols, que é de 3 a 0.

Caso confirme a liderança, a equipe de Tite enfrentará o segundo colocado do Grupo H. Hoje, seria Gana. Porém, também na sexta (2), às 12 horas (de Brasília), mais duas partidas definirão os classificados na chave: Portugal x Coreia do Sul e Uruguai x Gana.

Caso assegure o primeiro lugar no grupo, o Brasil jogará as oitavas no dia 5 de dezembro, às 16 horas (de Brasília). Se terminar em segundo, atuará no dia 6 de dezembro, também às 16 horas.

Veja as possibilidades de classificação de cada uma das seleções do Grupo H

Portugal: Já classificada com 6 pontos, a equipe de Cristiano Ronaldo está na liderança e precisa de apenas um empate contra a Coreia do Sul para assegurar a primeira colocação. Caso perca, mantém a liderança se Gana não ganhar do Uruguai. Portugal só fica em segundo se os africanos superarem a seleção europeia no saldo de gols.

Gana: Vice-líder com 3 pontos, a seleção de Gana precisa ganhar do Uruguai. Se empatar, terá de torcer por vitória ou empate de Portugal. No caso de igualdade com os uruguaios e vitória dos sul-coreanos, precisa torcer para a Coreia não ultrapassar os africanos no saldo de gols ou em número de gols marcados.

Coreia do Sul: Os asiáticos estão em terceiro, com 1 ponto, e precisam ganhar de Portugal e torcer para Gana não vencer. No caso de empate entre Gana e Uruguai, os sul-coreanos precisam superar Portugal por mais de dois gols de diferença. Se os uruguaios ganharem, a Coreia terá de conseguir um saldo de gols maior do que os sul-americanos.

Uruguai: Na última colocação do grupo, com 1 ponto e saldo negativo de 2 gols, a seleção do Uruguai precisa ganhar de Gana e torcer por empate ou derrota da Coreia contra Portugal. Caso os sul-coreanos vençam, os uruguaios precisam obter vantagem diante dos asiáticos no saldo de gols.

Sair da versão mobile