Início Esporte

Ponto precioso: Santos arranca empate no final e segue firme na luta contra rebaixamento

Após o resultado de 1 a 1 contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, o Peixe fica dois pontos à frente do Cruzeiro, o primeiro time na zona de descenso

Foto: Raul Baretta/Santos FC

Por que sempre no final? O Santos foi até o Rio de Janeiro, neste domingo (26), e arrancou o empatou por 1 a 1 com o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, em jogo válido pela 35ª rodada do Brasileirão Série A. O gol santista foi marcado aos 45 minutos da etapa final.

Os cariocas abriram o placar no primeiro tempo com Danilo Barbosa, mas, no final do jogo, Messias igualou o marcador, em bela jogada de Soteldo. Com o empate, o Peixe fica na 14ª posição, com 43 pontos, dois à frente do Cruzeiro, o primeiro clube na zona do rebaixamento. Além disso, o Peixe, com a igualdade, chegou ao sétimo jogo derrota.

Agora, o próximo compromisso do Santos é na quarta-feira (29), às 19 horas, na Vila Belmiro, contra os atuais campeões da Libertadores da América, o Fluminense.

Primeira etapa

Sem vencer há sete jogos e na segunda colocação na tabela, com 61 pontos, o Botafogo veio para cima do Santos, mas parava na boa marcação dos visitantes. Na primeira cobrança de bola parada, porém, gol carioca: Eduardo cruzou e Danilo Barbosa cabeceou, para estufar as redes de João Paulo.

O Botafogo foi melhor nos 20 primeiros minutos de jogo, porque pressionava a saída de bola e ameaçava a meta santista, enquanto o Peixe abusava das bolas longas para Marcos Leonardo e Soteldo.

Os visitantes só foram chegar no ataque após os 30 minutos. Em boa trama pelo lado esquerdo do ataque, Jean Lucas recebeu a devolução do Kevyson, ajeitou a bola e chutou com força, para Lucas Perri fazer a sua primeira defesa no confronto.

Os donos da casa dosavam o ritmo e, vez ou outra, entravam na área do Peixe. Em cobrança de falta de fora da área, Gabriel Pires acertou no meio da meta de João Paulo, que espalmou para escanteio.

Segunda etapa

Na volta do vestiário, o técnico Marcelo Fernandes promoveu duas alterações no Santos: Maxi Silveira e Lucas Lima entraram nas vagas de Camacho e Nonato. Mesmo com a derrota parcial, o Peixe passava a maior parte do tempo com a posse da bola, mas era ineficiente. Com espaço, o Botafogo tinha o contra-ataque à  disposição.

Em novo lance de bola parada, os donos da casa quase ampliaram o marcador. Júnior Santos cobrou e a bola sobrou para Eduardo, que chutou no peito de João Paulo. Na sobra, o camisa 32 dos cariocas cabeceou, mas viu Messias salvar em cima da linha.

O técnico Tiago Nunes efetuou as duas primeiras subtituições nos donos da casa: Luiz Henrique e Janderson entraram nos lugares de Eduardo e Tiquinho Soares. Na sequência, Di Plácido veio na vaga de Victor Sá. Pelo Santos, Fernandes trocou Kevyson por Steven Mendoza.

Em um contragolpe, Tchê Tchê invadiu a área e cruzou na cabeça de Janderson, que tocou para fora. Novas alterações nos donos da casa: Matías Segovia e Bastos nos lugares de Júnior Santos e Gabriel Pires. No Peixe, Weslley Patati e Julio Furch substituiram Marcos Leonardo e Jean Lucas.

O jogo ficou aberto, com as duas equipes cedendo espaços. Em novo contra-golpe, Danilo Barbosa entrou na área e viu João Paulo defender em dois tempos. Como de praxe, o Santos buscou o resultado no final do jogo. Em cobrança de falta ensaiada, Soteldo invadiu a área e cruzou para Messias deixar tudo igual. Os seis minutos de acréscimos não fora suficientes para mudar o marcador: 1 a 1 e o Peixe segue firme na briga contra o Z-4.

Sair da versão mobile