Em uma decisão da diretoria eleita, o Santos desistiu da ideia de realizar a pré-temporada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O departamento de futebol do Peixe entendeu que a viagem não seria benéfica ao novo elenco, que está se formando para a disputa do Campeonato Paulista.
Inicialmente, o clube negociava a possibilidade de viajar ao Oriente Médio na primeira quinzena de janeiro, antes do início do estadual. O pacote incluia dois jogos amistosos.
Mesmo sem a viagem internacional no meio da pré-temporada, o Santos segue em tratativas para sua participação em um torneio sub-20, no Catar, em fevereiro. O convite foi feito ao coordenador de futebol Alexandre Gallo, que levou a demanda ao presidente eleito Marcelo Teixeira.
O clube estuda a possibilidade de levar os garotos até o país árabe por entender que uma aproximação com o Oriente Médio pode ser estratégica no longo prazo. A gestão eleita vem se aproximando da família Neymar e tenta usar a influência dela para ganhar entrada entre os árabes.