A Portuguesa Santista se prepara para o jogo mais importante de sua história nas últimas duas décadas. Isso porque, a equipe Rubro-Verde receberá o Caxias (RS), em partida válida pela 1ª fase da Copa do Brasil, em jogo único, nesta quarta-feira (28), às 20h30, em Ulrico Mursa, com transmissão exclusiva no site do Globo Esporte. Os ingressos para o duelo podem ser comprados nas bilheterias físicas espalhadas pela cidade ou por meio do site.
Reencontro
O dia era 3 de março de 2004. Esta foi a data do último jogo e da única participação da Briosa em uma Copa do Brasil. Na oportunidade, o clube enfrentou o XV de Novembro de Campo Bom (RS), treinado por Mano Menezes à época, e acabou eliminado pelo critério dos gols marcados fora de casa. No duelo de ida, no sul do país, empate por 1 a 1. Já em Ulrico Mursa, uma nova igualdade, desta vez por 2 a 2, e a precoce desclassificação.
Regulamento
Conforme estabelecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a 1ª fase da Copa do Brasil coloca os clubes de melhor posição no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da própria entidade, como visitantes, mas com o direito de jogar pelo empate para se classificar. Já o mandante, e dono de pior colocação no RNC, é obrigado a vencer o duelo para não ser eliminado de forma precoce.
Da próxima fase em diante, o mando de campo é feito por sorteio. Em caso de classificação sobre o Caxias, a Briosa já sabe que irá duelar contra o Bahia, com a vantagem de jogar como mandante. O Tricolor de Aço goleou o Moto Club (MA) por 4 a 0 e confirmou a sua participação na 2ª fase do torneio.
Briosa
Empolgada pela vitória por 1 a 0 diante do Comercial, de Ribeirão Preto, em Ulrico Mursa, a Briosa retornou ao G-8 do Campeonato Paulista da Série A-2, grupo de classificação às fases eliminatórias do Estadual.
A equipe treinada por Sérgio Guedes, porém, está desfalcada de alguns dos seus principais jogadores, como os atacantes Lelê e Bruno Moraes. Em compensação, o volante e titular ao longo de toda a conquista da Copa Paulista, Jean Henrique regressou de lesão e deve começar a partida frente ao Caxias.
Além disso, o recém-contratado zagueiro Roger Bernardo, ex-Palmeiras e com passagens pelo futebol alemão, pode aparecer ao longo da partida, ou, até mesmo, como titular. Quem também chegou na Briosa e deve jogar é o atacante Caíque.
Caxias
Já o Caxias vive um momento de reconstrução, após demitir o técnico Gérson Gusmão e contratar Argel Fucks. Na 7ª colocação do Campeonato Gaúcho com 13 pontos, a equipe Grená mantém viva às esperanças de garantir uma vaga nas semfinais do Estadual.
Para o confronto desta quarta, o Caxias pode ter cinco desfalques. Suspensos, Peu e Galvan não jogam, após uma confusão no jogo contra o Ferroviário, pela Série D do Campeonato Brasileiro do ano passado. O lateral-esquerdo pegou dois jogos de suspensão. Já o meia, só um.
O zagueiro Jean Pierre, por sua vez, teve uma torção no joelho e no tornozelo na vitória por 2 a 0 contra o Avenida, no último sábado (24), e Denilson deverá substituí-lo. O meia Peninha sentiu um desconforto na coxa, enquanto Zé Andrade sofreu um edema também na coxa.
Escalações
Provável time da Briosa: Wagner Coradin; Kellyton (Dudu), Lucas Cunha, Vavá e Kaio Cristian; Ítalo, Jean e Franco; Maranhão, Caíque e Léo Santos. Técnico: Sérgio Guedes.
Provável time do Caxias: Volpi, Marcelo, Denilson, Cézar Henrique e Dudu Mandai; Barba, Emerson Martins, Elyeser e Tomas Bastos; Vitor Feijão e Gabriel Silva. Técnico: Argel Fucks.
Arbitragem:
Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC).
Assistentes: Bruno Muller (SC) e Diogo Berndt (SC).
4° árbitro: Lucas Canetto Bellote (SP).