A edição de 2021 da tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior, que seria disputada em janeiro, foi cancelada pela Federação Paulista de Futebol (FPF). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (26) e a justificativa para a decisão foi a pandemia de coronavírus.
Esta será a segunda vez, desde a criação da Copinha, em 1969, que a competição não será disputada. A primeira foi em 1987, suspensa por problemas ligados à organização.
O torneio é reconhecido por já ter revelado dezenas de talentos, que, no futuro, marcaram presença em grandes clubes do país e na seleção brasileira.
O presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, em comunicado divulgado à imprensa, disse que a entidade, desde agosto, tem conversado com médicos e autoridades das prefeituras do estado para analisar a viabilidade do torneio. Entretanto, como a competição envolve uma logística que atinge 31 cidades, 255 jogos, 128 times e quase 4 mil atletas, a escolha foi pelo cancelamento.
“A partir de todas as informações colhidas e diante do cenário de pandemia, concluímos que mesmo um rigoroso protocolo de saúde não seria o suficiente para garantir segurança a atletas, árbitros e demais profissionais envolvidos nos jogos, além da população das cidades-sede. E acima de qualquer compromisso está a vida”, escreveu o cartola.
Sonhos interrompidos
“Esta medida nos provoca imensa dor, sobretudo pelos sonhos dos jovens atletas que veem na Copinha a primeira grande oportunidade para se mostrar ao mundo do futebol”, acrescentou.
Com informações do Estadão