O Instituto Arte no Dique, organização não governamental que atua há 21 anos, transformando vidas por meio da cultura e da arte no Dique da Vila Gilda, a maior favela sobre palafitas do Brasil, está prestes a expandir sua missão para além das fronteiras nacionais.
A ONG santista está pronta para brilhar no cenário internacional durante o Fórum Esfera(s), que acontecerá nos dias 27 e 28 de outubro, na prestigiada Universidade Federal de Coimbra, Portugal.
O Fórum Esfera(s) é um evento bienal que busca sensibilizar para a importância das artes na criação de novas competências relacionadas a diversas áreas profissionais, sociais e pessoais, ao mesmo tempo que equilibra o desenvolvimento tecnológico, pessoal e cultural das novas gerações. Com a participação de representantes de diversos países, o evento oferece uma plataforma única para compartilhar experiências e construir parcerias que podem transformar vidas.
A delegação santista que representará o Arte no Dique contará com 13 membros, incluindo o presidente da organização, José Virgílio Leal de Figueiredo, e sete jovens talentosos do grupo de percussão, juntamente com professores, a equipe de comunicação e produção.
Além disso, a Secretária de Turismo, Economia Criativa e Desenvolvimento de Santos, Selley Stourino, estará presente em nome do prefeito de Santos, Rogério Santos, assim como a reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira, e o Ministério da Cultura, representado por Leandro Grass, presidente do IPHAN.
Antes de embarcar nesta jornada internacional, o Coletivo Querô do Arte no Dique fará uma apresentação especial em homenagem ao aniversário do Rei Pelé no Paço Municipal, no dia 23 de outubro às 10h. Esta será a despedida oficial do grupo antes de partir para Portugal, onde esses jovens talentosos terão a oportunidade de mostrar seu talento artístico.
Dentro da programação do Fórum Esfera(s), o presidente do Arte no Dique, José Virgílio, fará uma palestra no dia 27, às 15h. Além disso, no dia 28 de outubro, das 9h às 17h30, haverá uma oficina de Música e Objetos Musicais ministrada pelo professor de marcenaria do Arte no Dique, Nilson Mariano. Essa oficina é possível graças à parceria estabelecida com o Rotary Club Santos, e os instrumentos são produzidos pelos jovens alunos do instituto.
No dia 28 de outubro, o Coletivo Querô encerrará a programação, com um show que promete deixar uma marca duradoura no evento.
Sede em Coimbra
Outra novidade do Arte no Dique é a parceria que será firmada para estabelecer uma sede da organização em Coimbra, Portugal. Isso será possível graças aos esforços de José Virgílio e João Falcão Neto, um produtor cultural soteropolitano residente em Portugal, que intermediou as tratativas com a prefeitura de Coimbra.
A sede internacional permitirá que crianças e jovens do Dique da Vila Gilda aperfeiçoem seus conhecimentos no exterior e que o Arte no Dique leve sua expertise para promover oficinas e cursos em Portugal.