Início Cultura

“Não é fácil ver ela definhar em uma cama”, diz filho de Vanusa, internada em Santos

Rafael Vanucci esteve na cidade para fazer esclarecimentos a respeito do estado clínico de sua mãe, que continua no Complexo Hospitalar dos Estivadores

Vanusa e Rafael - Foto: Reprodução/Instagram

Filho da cantora Vanusa, que continua internada no Complexo Hospitalar dos Estivadores por problemas respiratórios, o empresário Rafael Vanucci esteve em Santos, nesta quinta-feira (10) e lamentou a situação da mãe, que está prestes a completar 73 anos.

“A demência no idoso é muito conhecida. Nós temos outros casos de artistas passando por isso. Conhecer uma mulher, uma guerreira, uma artista, que sempre lutou pelos direitos das mulheres, do público que amava ela, uma mulher que sempre foi feminista. Não é fácil ver ela definhar em uma cama”, declarou Rafael.

Apesar do quadro da cantora, o filho afirmou que ela se recupera bem e seu estado de saúde é considerado estável.

O empresário agradeceu o apoio dos fãs e revelou que resolveu convocar a coletiva, com o objetivo de esclarecer a respeito do estado de saúde da cantora, que há três anos está acamada.

“Minha mãe está com um quadro de pneumonia, um quadro estável, não está respirando com auxílio de oxigênio, está evoluindo gradativamente, falando, está lúcida. Ontem mesmo brigou comigo pelo telefone. Está estável, está tomando antibióticos, não consegue tomar antibióticos via boca, por isso está sendo mantida internada. Está tendo muito cuidado também com o quadro de demência, por conta da idade e, por conta de tudo isso, ela está hospitalizada e tomando medicação intravenosa para curar esse princípio de pneumonia”, destacou.

Desabafo

Por conta das acusações de abandono que a família vem sofrendo, Rafael desabafou: “Ela já bateu o braço e, por ser frágil, ficou roxo. Ela tem uma escara no tornozelo e essa escara tem 1,5 centímetros. Minha mãe é tratada com pomada específica para tratamento de idosos, isso acontece. Não é anormal. Minha mãe sofre com os dentes há 15 anos. A gente muitas vezes tentou fazer um tratamento. Os médicos hoje não autorizam fazer o tratamento pela debilidade dela, ela não pode arrancar os dentes que sobram e colocar uma prótese”.

O empresário emendou: “Alguns de vocês já tiveram algum parente com demência na cama há mais de três anos? Se algum de vocês tiver, vão saber que isso é algo que acontece. O idoso tem problemas na pele, ele passa por isso. E a minha mãe está há três anos realmente numa cama. Ela teve uma doença que pegou na água e emagreceu 40 quilos. Ela foi perdendo o movimento. Anda com cadeira de rodas”.

Sair da versão mobile