O ator Paulo José morreu nesta quarta-feira (11), no Rio de Janeiro, aos 84 anos. Ele estava internado havia 20 dias para tratar uma pneumonia. A informação da morte do artista, que também era diretor, foi confirmada por familiares e amigos próximos.
Afastado da televisão desde 2014, quando fez a novela “Em Família”, o ator convivia com a doença de Parkinson desde 1993.
Paulo José nasceu em Lavras do Sul, interior do Rio Grande do Sul, e iniciou a carreira artística no teatro, ainda na fase escolar. Ele deixa esposa e quatro filhos: Ana, Bel e Clara Kutner, de seu casamento com a atriz Dina Sfat, além Paulo Henrique Caruso.
O artista fez trabalhos notórios na televisão, como as novelas “Tieta” (1989), “Olho no Olho” (1991), “Explode Coração” (1995) e “Por Amor” (1997), entre outras. Ao todo, foram mais de 20 novelas com a participação do ator. Nos anos 60, Paulo José trabalhou no Teatro de Arena, em São Paulo. Já nos anos 70, estrelou o famoso seriado “Shazan, Xerife & Cia.”
No âmbito do cinema, o artista fez inúmeros filmes, incluindo “O Palhaço”, com direção de Selton Mello, em 2011, quando já estava com a saúde debilitada.
Atuante
Paulo José sempre foi engajado politicamente e preocupado com a valorização do ofício de ator no Brasil, sendo nome de destaque na luta pela regulamentação da profissão no final dos anos 70.
Recentemente, a diretora Vânia Catani lançou um documentário em homenagem a Paulo José, intitulado “Todos os Paulos do Mundo”.