Como forma de embelezar o fim de semana prolongado do feriado de Nossa Senhora Aparecida, o projeto cultural Chorinho no Aquário traz a Santos o show Luis Nassif & Convidados. Com a promessa de reunir grandes talentos do chorinho, o evento será realizado neste sábado (14), às 18 horas, na Praça Vereador Luiz La Scala, na Ponta da Praia.
Jornalista premiado, analista político, escritor, pesquisador musical, compositor e bandolinista, Nassif tem mais de 50 anos de carreira e estará acompanhado por músicos com mais de 30 anos de experiência, que já se apresentaram em diversos lugares do mundo.
No palco estarão presentes o violonista Zé Barbeiro, o cavaquinista Ildo Silva, o acordeonista Cleber Silveira, a pandeirista Roberta Valente e a cantora Adriana Godoy, que fará uma participação especial.
Com canções autorais e sucessos de ícones do choro, como Pixinguinha e Jacob do Bandolim, a apresentação promete emocionar com clássicos do gênero, grande paixão de Nassif.
Um dos principais divulgadores do choro há décadas, ele se destacou como comunicador. Na literatura foi finalista do Prêmio Jabuti. Na música foi semifinalista do Prêmio Sharp, com o CD Roda de Choro, no qual gravou acompanhado pela nata do choro paulistano.
Os convidados
Adriana Godoy – Com quase 30 anos de carreira e três CDs solo, Adriana Godoy vem de uma família musical: é filha do maestro e compositor Adylson Godoy e da cantora Silvia Maria. É formada em piano pela Escola Magdalena Tagliaferro e em canto popular na Universidade Livre de Musica Tom Jobim em 1999, hoje Emesp. Há 19 anos é professora de canto popular. Já se apresentou em diversas partes do Brasil, com artistas como Carlos Lyra, Elton Medeiros, Filó Machado, Jair Rodrigues, João Donato, Roberto Menescal e Rosa Passos. Recebeu o “Prêmio Qualidade Brasil 1996”, como revelação pela Internacional Export’s Service e participou do “II Prêmio Visa de Música Brasileira-Edição Vocal -1999″.
Cleber Silveira – Cria da antiga escola musical dos regionais de choro, segue a linha de acordeonistas como Orlando Silveira, Caçulinha e Luiz Gonzaga. Cleber Silveira alcançou êxito ao mostrar seu trabalho no acordeom, criando melodias no meio do samba e do choro. Ao longo dos anos participou de diversas formações musicais regionais, bem como acompanhou cantores de renome, como Inezita Barroso, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Claudette Soares, Moacir Franco, entre outros.
Ildo Silva – Formado na Universidade Livre de Música – (ULM – atual Emesp), já acompanhou diversos artistas do samba e choro. Entre eles: Dona Ivone Lara, Monarco, Nelson Sargento, Paulo Vanzolini, Fabiana Cozza e Wanderléa. É um dos mais importantes cavaquinistas de sua geração.
Roberta Valente – Pandeirista, produtora e pesquisadora de música popular brasileira. Com 33 anos de carreira, é referência no samba e no choro de São Paulo. Integra os importantes grupos Chorando as Pitangas e Panorama do Choro, do qual é uma das idealizadoras, além de ter seu próprio quarteto e acompanhar cantores de samba e MPB em diversos projetos. Tocando e ministrando workshops de pandeiro, da história do choro, do samba e da música popular brasileira, realizou turnês por todo o Brasil e pelo exterior – Austrália, Índia (com Yamandu Costa), Nova Zelândia, EUA (Seattle, Califórnia, Northtampton, Denver, NY), Argentina, Uruguai, França, Itália, Portugal, Espanha, Londres e Holanda.
Zé Barbeiro – Ele é considerado pela crítica especializada um dos mais modernos compositores de Choro da atualidade. Tem 50 anos de carreira e cerca de 300 canções. Acompanhou e gravou com ícones da música, como Mônica Salmaso, Emilinha Borba, Yamandu Costa e Dominguinhos, entre outros. Como compositor, ganhou diversos festivais, editais e prêmios importantes como o Rumos e o Projeto Pixinguinha. Sua discografia conta com 14 discos.
Serviço
Projeto Chorinho no Aquário;
Local: Praça Vereador Luiz La Scala – Aquário Municipal – Ponta da Praia;
Dia/Horário: todos os sábados, às 18 horas;
Realização: Associação dos Artistas e Prefeitura de Santos (Secretaria Municipal de Cultura);
Patrocínio: Santos Brasil, Autoridade Portuária de Santos (APS) e Terminais AGEO, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura;
Apoio Institucional: Clube do Choro de Santos;
Entrada gratuita.
Em caso de chuva, a programação pode sofrer alteração e ser remarcada para outra data.