Início Cultura

José Roberto Torero e Ivo Minkovicius mostram a importância de se construir “Pontes”

Autor do texto e ilustrador lançam livro na Realejo, tradicional livraria de rua de Santos

A capa do livro - Foto: Reprodução

A Realejo, tradicional livraria de rua de Santos, recebe, neste sábado (18), o lançamento do livro “Pontes”, dos autores José Roberto Torero e Ivo Minkovicius, responsável pelas ilustrações. A obra foi editada pela Padaria de Livros.

Torero já foi responsável por inúmeros roteiros para cinema e TV, como no curta “Uma história de futebol”, indicado ao Oscar.

“O livro traz mais de 30 pontes fantásticas (todas inventadas), que falam sobre pais e filhos, mentiras e verdades, brigas e amizades. Há pontes que atravessam dragões e pontes levadas por pássaros. Há pontes com um muro no meio e pontes iluminadas por vagalumes. Pontes que não se sabe para onde vão e pontes que não são para ir, mas para ficar”, conta Torero.

Este é o segundo livro da coleção, que foi iniciada com “Castelos”.

“Quem teve a ideia do ‘Pontes’ foi o Ivo. A gente estava fazendo ‘Castelos’ e ele pensou que o próximo podia ser sobre pontes, que é uma metáfora muito boa. Pode ligar qualquer coisa, vários formatos e tudo. Aí eu comecei a pesquisar pontes”, comentou Torero, em referência ao fato de que o país está precisando construir e reconstruir pontes.

Minkovicius confirmou que “a ideia do livro surgiu, mais ou menos, quando a gente estava finalizando o ‘Castelos’. A gente pensou que o mundo está precisando de mais pontes, pois estão construindo muitos muros e poucas pontes. Eu, como um arquiteto de brinquedo, queria projetar mais coisas e pensei: agora vamos projetar pontes”.

Os autores

José Roberto Torero nasceu em Santos, em 1963. Ele já escreveu mais de 50 livros, a maioria para crianças, como “Chapeuzinhos Coloridos”, “Uma história de futebol” e “Castelos”. Quando pequeno, ele gostava de correr nas pontes que ficam sobre os canais da praia de Santos.

Ivo Minkovicius nasceu em São Paulo, em 1965. Formou-se em arquitetura na FAU-USP, mas logo percebeu que seria melhor trocar os esquadros e os compassos pelos lápis de cor. Escreveu e ilustrou mais de 30 livros para crianças, entre eles “O barquinho de papel”, “10 Galinhas”, “O tempo” e “Castelos”.

Serviço

O lançamento de “Pontes” será neste sábado (18), a partir das 15 horas, na Livraria Realejo, à Avenida Marechal Deodoro, 2, Gonzaga, em Santos. A obra custa R$ 53,00.

Haverá sessão de autógrafos com os autores e oficina de desenho com Ivo Minkovicius.

Sair da versão mobile