Início Cultura

Instituto Arte no Dique homenageia Atleta do Século e inaugura Complexo Rei Pelé

O empreendimento contará com Estúdio Moraes Moreira e quadra de futsal Douglas Franklin; inauguração terá as presenças de Edinho e Davi Moraes

Foto: Reprodução/Twitter Santos FC

O Instituto Arte no Dique inaugura, nesta sexta-feira (31), às 11 horas, o Complexo Rei Pelé. O empreendimento contará com Escola de Marcenaria Sustentável, Estúdio Moraes Moreira, com tecnologia de audiovisual de ponta, e Quadra Douglas Franklin, que homenageia o maior ídolo do Esporte Clube Bahia, cuja carreira teve início no Santos Futebol Clube.

Edinho, filho de Pelé, Davi Moraes, filho de Moraes Moreira, e o ex-jogador Douglas Franklin estarão presentes.

O Arte no Dique tem mais de 20 anos de atuação promovendo inclusão pela cultura na maior favela sobre palafitas do Brasil, no Rádio Clube, em Santos.

A realização do Estúdio Moraes Moreira contou com recursos de emendas parlamentares dos deputados Teonilio Barba e Caio França. Já a quadra de futsal e a escola, com investimento da prefeitura de Santos.

Sobre Douglas Franklin

Nascido em terras paulistas, Douglas é “o melhor jogador que eu vi jogar com a camisa do Bahia”, afirmou José Virgílio Leal de Figueiredo, presidente do instituto. A obra da quadra teve início em julho e deverá ser concluída até setembro, quando deve acontecer o evento de inauguração com presença de Douglas.

“Se a partir da música tivemos jovens que hoje atuam profissionalmente na Itália e na França, como os exemplos de Gabriel Prado e Jorge Henrique, quem sabe da nossa quadra de futsal não saiam futuros grandes jogadores. Mas o mais importante não é que apareça um novo Douglas Franklin ou um novo Neymar, mas, sim, que as crianças e jovens tenham alternativas de inserção social e oportunidades”, destacou José Virgílio.

Douglas tornou-se o segundo maior artilheiro da história do EC Bahia, com 211 gols (perdendo apenas para Carlito com 253). Fez o primeiro gol do Estádio Rei Pelé, na vitória do Santos sobre a Seleção Alagoana por 5 a 0, em 25 de outubro de 1970. Tem três títulos paulistas, um brasileiro, uma Recopa Sul-Americana e uma Recopa Intercontinental pelo Santos FC, além de sete títulos estaduais pelo Bahia.

A cerimônia, em parceria com a prefeitura de Santos, será na sede do instituto, à Rua Brigadeiro Faria Lima, 1.349, no Rádio Clube.

Sair da versão mobile