Com o objetivo de apresentar o repertório do seu disco recém-gravado, o grupo Choro na Quitanda se exibirá pelo projeto cultural Chorinho no Aquário. O show acontecerá no sábado (11), às 18h, na Praça Vereador Luiz La Scala, na Ponta da Praia. Com a promessa de um espetáculo com o melhor do ritmo, o grupo se desloca a Santos pela primeira vez em sua história.
Contemplados com o prêmio do 6º Edital de Apoio à Música do Município de São Paulo, a direção artística do Choro na Quitanda fica a cargo de Edmilson Capelupi. “Quem for no show vai poder ver que o choro, esse gênero brasileiro que nasceu lá no século XIX, continua vivo, em constante renovação”, conta Caio Cury, um dos artistas do grupo.
Formado por composições atuais em diálogo constante com os mestres que fizeram história na Música Popular Brasileira, o grupo tem sanfona, flauta, bandolim, sete cordas, cavaco e pandeiro, a preservar uma instrumentação característica dos regionais que marcaram época.
Quem é o Choro da Quitanda?
O grupo foi formado em 2016 por seis jovens instrumentistas: Tahyná Oliveira (flauta), Marcos de Sá (acordeon), Gustavo Araujo (cavaquinho), Caio Cury (bandolim), Luca Frazão (violão) e Caio Barbosa (pandeiro). O sexteto se conheceu em frequentes encontros no centro de São Paulo, nos quais promoviam e participavam de rodas de choro.
As músicas e arranjos exploram as possibilidades camerísticas da instrumentação do sexteto, sempre procurando somar, ao balanço e a liberdade dos regionais de choro, dinâmicas e articulações de timbres que dialogam também com a música de concerto.
Além disso, o Chorinho no Aquário é uma realização da Organização Social Associação dos Artistas e da Prefeitura de Santos, pela Secretaria de Cultura, com apoio institucional do Clube do Choro de Santos, e patrocínio das empresas Santos Brasil, Autoridade Portuária de Santos (APS) e Terminais AGEO, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Serviço
Projeto Chorinho no Aquário
Local: Praça Vereador Luiz La Scala – Aquário Municipal – Ponta da Praia – Santos
Dia/Horário: sábado (11), às 18 h.
Ingresso: Entrada gratuita