Com os objetivos de democratizar acesso à cultura, estimular a economia criativa na área socialmente mais vulnerável de Santos e oferecer ao público uma programação musical de qualidade, o festival O Som das Palafitas retoma sua programação presencial, depois de dois anos de atividades virtuais.
Os shows acontecerão nesta quinta (21) e sexta-feira (22), no Instituto Arte no Dique, com entrada gratuita. O festival integra o cronograma de celebração dos 20 anos da instituição.
No dia 21, às 14 horas, acontece apresentação do Coletivo Querô, grupo formado por jovens das oficinas de percussão do instituto.
Já às 15 horas, será a vez do projeto Nossos Baianos apresentar uma série de hits compostos por Luiz Galvão, fundador do lendário grupo Novos Baianos. A banda Nossos Baianos é uma idealização de seu filho, Lahiri Galvão, que resolveu reunir músicos e artistas da nova geração da música baiana, com trabalhos autorais para formar este coletivo de artistas. No repertório, sucessos como Preta Pretinha, A Menina Dança, Acabou Chorare, Besta é Tú, Swing de Campo Grande.
No dia 22, às 14 horas, workshops de percussão, seguido, 14h30, por apresentação do Coletivo Querô e, às 15 horas, show de Luiz Caldas. Dono de uma longa carreira, o músico baiano interpretou vários sucessos, como a música Fricote, conhecida por Nega do Cabelo Duro. Lançou 130 músicas, transitando pelo rock, forró, MPB, samba, trio elétrico, axé, entre outros ritmos.
Recentemente, iniciou um projeto no qual disponibiliza músicas gratuitas lançadas mensalmente no site do artista.
Festival terá mais shows até o mês de dezembro
Até dezembro, mais shows estão programados no festival O Som das Palafitas. “Estamos felizes em retomar as atividades presenciais e oferecer, especialmente à população do Dique da Vila Gilda, que foi bastante afetada durante a pandemia, esses shows com grandes nomes da música brasileira. Todos estão convidados a dividir conosco essa alegria”, disse José Virgílio Leal de Figueiredo, presidente do Arte no Dique, que fica à Rua Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube, em Santos. Outras informações no site.