Início Cultura

Estação da Cidadania e a Vila Criativa da Vila Nova recebem atividades da Estação Mulher

A realização de palestras e oficinas, abordando tema como Saúde, Cultura e Cidadania, faz parte da programação do “Outubro Rosa”

Foto: Reprodução

O evento Estação Mulher: Saúde, Cultura e Cidadania, uma parceria da Organização da Sociedade Civil (OSC) Consciência pela Cidadania – Concidadania, e a Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher (CoMulher), será realizado neste sábado (15) e no dia 29 de outubro.

As atividades acontecem na Estação da Cidadania de Santos e na Vila Criativa Vila Nova. O projeto faz parte da programação do “Outubro Rosa” e receberá, no máximo, 40 mulheres, a partir de 14 anos, em cada dia de atividade. As interessadas devem fazer inscrição prévia pelo e-mail inscricoes.forumdacidadania@gmail.com.

No sábado (15), a roda de conversa começará às 15 horas e será realizada na sede da Estação da Cidadania de Santos, à Avenida Ana Costa, 340, bairro Campo Grande. Já no dia 29 de outubro, a roda de conversa terá início às 14 horas, na sede da Vila Criativa, à Praça Rui Ribeiro Couto, s/n, Vila Nova.

Crianças

As mulheres que tiverem filhos/filhas e que precisarem trazê-los/as devem informar, no momento da inscrição, para que o espaço e as atividades sejam organizados.

As crianças serão acolhidas pelo Circo Periférico, com Ana Letícia, a Anita, no sábado. O coletivo foi formado em 2017, por artistas circenses, músicos, atrizes e palhaças, moradores das periferias de São Vicente, que promovem o acesso à arte e à cultura em lugares inviabilizados.

No dia 29, haverá contação de histórias para as crianças, com Julie Lua, poeta, escritora, arte-educadora, estudante de serviço social, idealizadora do projeto biblioteca comunitária “Conto de Fadas Periférico”, focado em literatura infanto-juvenil antirracista e antimachista, em Praia Grande.

Veja a programação:

Dia 15 de outubro de 2022 – das 15h às 17h20.

Estação da Cidadania de Santos, à Avenida Ana Costa,340, Campo Grande.

Às 15 horas, a facilitadora será Cleide Bertholini. A psicóloga e terapeuta comunitária integrativa abordará a importância do Sistema Único de Saúde (SUS); saúde e bem-estar, relacionando ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 3 (ODS 3); saúde sexual e reprodutiva (menstruação, ciclo menstrual, período fértil, métodos anticoncepcionais, importância do pré‐natal); gravidez na adolescência, além de trazer reflexões sobre mudanças no corpo feminino; cuidados preventivos (exames periódicos, autoexame, vacinação, saúde sexual e reprodutiva); prevenção ao câncer, integrando as atividades do “Outubro Rosa” e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). 

Às 16h, a segunda roda traz a conversa sobre o combate à violência contra a mulher, leis de proteção à mulher, debate sobre misoginia, machismo, feminicídio, desigualdade entre os gêneros. Os assuntos fazem parte da ODS 5, Igualdade de Gênero e ODS 16, Paz, Justiça e Instituições eficazes.

As facilitadoras serão Verônica Teresi, professora universitária, doutora em Ciências Humanas e Sociais, advogada especializada em migrações forçadas, tráfico de pessoas, trabalho forçado, cooperação e direitos humanos, e Flávia Rios, advogada, membra efetiva e articulista do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais -(IBCCRIM), especialista em Direito Penal e Processual Civil, com ênfase no Direito da Criança e do Adolescente.

Às 17h20, para encerrar as atividades, Elaine Matos e Ama Luna, psicólogas existencialistas e palestrantes. Mestres em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, elas utilizarão arte e cultura como forma de ajudar as mulheres na compreensão dos temas debatidos durante a tarde.

29 outubro, 14 às 19h30.

Vila Criativa (Praça Rui Ribeiro Couto, s/n, Vila Nova).

Às 15 horas, roda de conversa será a Importância do SUS, saúde e bem-estar (ODS 3), saúde mental (cuidados em relação a sofrimento mental, álcool e drogas); combate ao racismo (desigualdades em relação à mulher negra); tipos de preconceitos e como combater o racismo estrutural), trazido por Aurélia Rios, psicóloga com atuação social comunitária, diretora de Projetos e Interseccionalidade do Desinstitute e vice-presidenta do Sindicato de Psicólogas, Psicólogos e Psicóloges do Estado de São Paulo.

A partir das 16 horas, os temas e facilitadoras se repetem com Verônica Teresi, Flávia Rios, Elaine Matos e Ama Luna. As crianças terão contação de histórias com Julie Lua.

Sair da versão mobile