Organizado pelo Fórum da Cidadania de Santos, em parceria com a Associação de Saúde Socioambiental (ASSA), o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Saúde Socioambiental (NEPSSA), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e a Associação de Combate aos Poluentes (ACPO), o lançamento do livro da professora Ana Maria Ramos Estevão será neste sábado (11).
O encontro, na Estação da Cidadania de Santos (Avenida Ana Costa, 340, Campo Grande, em Santos), vai das 17 às 20 horas.
“Torre das Guerreiras e Outras Memórias” resume a narrativa histórica de Ana Maria, vivida durante a ditatura empresarial-militar nas décadas de 1960/70.
Ela foi presa três vezes e torturada pelos órgãos de repressão por participar do movimento estudantil e da organização Ação Libertadora Nacional (ALN).
O nome da obra faz referência a ela e outras mulheres que foram detidas pelo governo militar e ficaram presas no prédio chamado de Torre das Donzelas. Foi nesse contexto que conheceu personagens que aparecem no livro: algozes do regime ditatorial, mas também pessoas que lutaram contra a ditadura, tais como o educador Paulo Freire e a ex-presidenta do Brasil, Dilma Rousseff.
A organização solicita que sejam feitas inscrições (link aqui) prévias para avaliação da quantidade de pessoas no espaço, em razão da pandemia da Covid-19. Além disso, é recomendável o uso de máscaras, embora não obrigatório.