As Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) dos municípios de Itanhaém e Mongaguá receberam, na manhã desta segunda-feira (2), a exibição do documentário “Relatos”, dentro do projeto “Territórios”, do historiador e antropólogo Danilo Nunes, em parceria com a Red Filmes pelo selo Sacada Cultural.
Os eventos fizeram parte do circuito, que prevê nove exibições pela Baixada Santista, entre os meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025.
O documentário traz relatos de pessoas remanescentes das comunidades caiçaras, que ainda se encontram nos municípios da região metropolitana da Baixada Santista e que precisaram se adaptar às transformações do meio ambiente, da cultura e da urbanização.
“Essas mudanças provocam grandes desafios para a manutenção de suas origens fincadas na agricultura de subsistência e na pesca artesanal”, relatou Danilo Nunes.
O documentário tem 25 minutos e aborda como as influências tradicionais dialogam e se fundem com as questões da modernidade e vice-versa.
Após a exibição do documentário, Danilo participou de um bate-papo com o público, contando a experiência do projeto e, também, os desafios do mundo de hoje para os povos tradicionais, o mundo urbano e as emergências climáticas.
“O projeto busca, por intermédio de escolas da rede pública de ensino, associações e institutos que também atendem esses estudantes, provocar o pensamento crítico e a conscientização das responsabilidades que nos cercam cada vez mais, onde ser humano, ambiente e cultura são fatores que permeiam todas as políticas, identidades e complexidades dos Territórios”, destacou Danilo.
O projeto é realizado pela Sacada Cultural e Associação dos Artistas, a partir da emenda estadual destinada pelo deputado estadual e primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Teonílio Barba (PT), e conta com apoio da Secretaria do Estado da Cultura e do Centro de Estudos, Referência e Pesquisa de Arqueologia (Cerpa).
Trajetória de Danilo Nunes
Danilo Nunes é formado em História e Geografia, com especialização em Antropologia, mestrando em Gestão e Planejamento de Território, músico e ator.
Realizou pesquisa sobre a Cultura Caiçara nos litorais Sul e Norte de São Paulo, com orientação de Antônio Carlos Diegues, resultando no espetáculo teatral “Ventos Caiçaras” com o grupo Teatro do Pé.
É apresentador e idealizador do programa Sacada Cultural, além de professor. Também foi um dos coordenadores das Semanas da Cultura Caiçara de Santos e São Vicente. Atualmente, é superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do Ministério da Cultura no estado de São Paulo.