Assim como São Vicente, a prefeitura de Santos decidiu liberar a reabertura dos cinemas da cidade, fechados desde março, em consequência da pandemia do coronavírus. A determinação foi publicada na edição do Diário Oficial deste sábado (3).
De acordo com o decreto municipal, as sessões poderão ser realizadas de segunda a domingo, das 14 às 22 horas, com flexibilização para os cinemas de rua, respeitando o limite de oito horas diárias, podendo funcionar até 23 horas.
Conforme a prefeitura, deverão ser afixadas nos cinemas sinalização estratégica em locais de circulação de pessoas, indicando os cuidados que precisam ser tomados, além da necessidade de se manter o distanciamento social.
A utilização de máscaras de proteção também é obrigatória nas salas de projeção e demais áreas dos cinemas, que poderão funcionar apenas com 40% da capacidade total. Menores de 12 anos só terão acesso acompanhados dos pais ou responsáveis.
O distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas precisa ser observado, com marcação no solo, assentos intercalados e com distanciamento mínimo das poltronas de 1,5 metro, exceto espectadores da mesma família ou que comprem assentos de forma conjunta.
Os cinemas também deverão disponibilizar álcool em gel 70% para higienização em todas as entradas e saídas do equipamento, no interior das salas de cinema e em locais de realização de pagamentos.
Mais regras
O decreto prevês, ainda, a higienização do solado dos sapatos dos espectadores antes do ingresso nas salas de projeção, com tapete higienizador. A exceção são os cinemas de shoppings, onde a higienização é feita na entrada. É obrigatória a aferição de temperatura corporal.
Com o objetivo de evitar aglomerações, os cinemas deverão ampliar para, no mínimo 30 minutos, o intervalo entre as sessões. Alimentos e bebidas poderão ser comercializados, desde que em embalagens descartáveis.