Início Cultura

Arte no Dique: Festival “Samba das Três” presta homenagem a Lecy Brandão

A programação é gratuita e terá shows no período da tarde, na sede do instituto; primeira apresentação será com Vander do Surdo

Vander do Surdo - Foto: Divulgação

“Samba das Três” é um projeto do Instituto Arte no Dique, que tem como objetivo valorizar a cultura da Roda de Samba. Será realizado em oito edições, sempre às 15 horas (3 da tarde), na sede da ONG, em Santos. O evento é gratuito e contará com a presença de intérpretes e músicos da Baixada Santista.

A primeira apresentação será nesta sexta-feira (24), com a participação de Vander do Surdo, homenageando a artista Lecy Brandão.

A iniciativa terá a presença fixa de uma apresentadora/intérprete que, ao lado de um grupo musical, será responsável por conduzir os eventos.

Em todas as edições, participarão mais dois artistas convidados. Além da musicalidade, o projeto também tem o intuito de comunicar a cultura de paz na comunidade. Com isso, o “Samba das Três” busca ser um vetor de propagação de serviços e ações socioculturais relacionadas à saúde e bem-estar dos moradores.

“As Rodas de Samba sempre foram um encontro de festividade, cultura e representatividade das comunidades de periferia de todo o país. Muitas vezes, os encontros traziam um envolvimento e significados ainda maiores do que a musicalidade em si”, explica o presidente do instituto, José Virgílio Leal de Figueiredo.

“A coletividade e o senso de comunidade gerados por esse meio reforça o amor pelas raízes e território. Desta forma, desejamos impactar centenas de pessoas através da música e da cultura nascida nas periferias do Brasil”, ressalta.

Vander do Surdo

No samba desde criança, quando tocava latas no quintal de sua casa em Uberaba, Minas Gerais, a musicalidade foi herdada de seu pai, que também era músico.

Vander do Surdo se desenvolveu na arte com a congada, cultura local de Uberaba. A Festa do Rosário, que acontece no dia 13 de maio, evento religioso da cidade, foi sua principal influência de samba.

Morador do bairro Macuco, em Santos, ele conheceu suas primeiras batucadas na Império do Samba, tocando surdo. Ficou conhecido por seu jeito de tocar o instrumento, criando uma batida diferente, que veio através dos ritmos da congada. Migrou para os palcos e fez seu nome no samba da cidade.

Serviço

O Samba das Três.

Dia 24 (sexta-feira). 

Das 15 as 16 horas.

Local: sede do Arte no Dique, à Rua Brigadeiro Faria Lima, 1.349, Rádio Clube, Santos.

Evento gratuito.

Convidado especial da edição: Vander do Surdo 

Apresentação: Joh Correia 

Participação de Edison Kabeça, Paulinho Ribeiro, Jovens do Coletivo Querô e músicos convidados.

Sair da versão mobile