Seu Jorge interpreta Marighella - Foto: Fernanda Frazão/Divulgação

Depois de muita polêmica, censura e seguidos adiamentos, o filme “Marighella”, dirigido por Wagner Moura, teve, finalmente, seu primeiro trailer lançado, nesta quarta-feira (4), além de data confirmada para sua estreia: 14 de abril de 2021.

A produção relata a trajetória dos últimos anos de vida e de militância de Carlos Marighella, guerrilheiro que liderou um dos principais movimentos de resistência contra a ditadura militar no Brasil, na década de 1960.

Marighella é protagonizado pelo músico e ator Seu Jorge. No elenco, outros atores e atrizes de peso, como Bruno Gagliasso, Luiz Carlos Vasconcellos, Herson Capri, Humberto Carrão e Adriana Esteves.

Filmado em 2017, “Marighella” teve sua estreia adiada inúmeras vezes. Primeiramente, por problemas com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), depois que Jair Bolsonaro assumiu a presidência da República. Em seguida, devido à pandemia do coronavírus.

Censura

Em novembro de 2019, o ator e diretor Wagner Moura esteve em Lisboa, Portugal, para apresentar “Marighella”. Em discurso, ele denunciou as censuras do governo brasileiro e recebeu como resposta gritos de “Fora, Bolsonaro!”, vindos da plateia.

“Infelizmente, até hoje a gente não conseguiu estrear o filme no Brasil. Isso é muito grave, não só por Marighella, mas acho que todos aqui estão a par que vivemos hoje no Brasil, entre outras coisas, uma situação de censura às artes e à produção cultural”, disse o cineasta.

Aplausos

No mesmo ano, em circuito internacional, Wagner Moura levou seu filme para ser exibido no Festival de Berlim, na Alemanha: foi aplaudido de pé pelo público e recebeu inúmeros elogios da crítica internacional.

Com informações da Folhapress