Um dos mais tradicionais festivais da literatura nacional, a Tarrafa Literária realiza uma edição extra, entre os dias 12 e 28 de agosto. Haverá transmissão de oito mesas de debates pelo canal do YouTube, com o nome de Tarrafa Literária ProAc Express.
Com o mesmo objetivo central do evento, ou seja, debater sobre literatura para leitores dos mais variados estilos, essa versão terá condução e mediação de José Luiz Tahan. “Nós, livreiros, entendemos como ninguém o que faz brilhar os olhos dos leitores por meio das boas e ricas histórias, quase sempre contadas por pessoas comuns, mas que se deparam com dificuldades e precisam buscar alternativas e recursos insólitos para finalizarem obras que farão a diferença na vida das pessoas”, explica Tahan.
“Essa é uma edição extraordinária, extra, do festival: a Tarrafa Express. A Tarrafa Literária atual, a 13ª edição, vai ser no final de outubro, começo de novembro”, acrescenta o livreiro.
A abertura da Tarrafa Literária ProAc Express será na próxima quinta-feira (12), a partir das 20 horas, com a participação do jornalista Alessandro Atanes e o tema “Relatos e escritos dos Viajantes”.
No sábado (14), às 17 horas, será a vez do jornalista e professor Moacir Assunção falar sobre “Reportagem e História – História e Reportagem”.
O evento terá sequência na terça-feira (17), às 20 horas, com a presença do jornalista, escritor e produtor cultural, Rodrigo Savazoni, e o tema “A dor do amor, o relato biográfico íntimo”.
Na quinta-feira (19), também às 20 horas, o jornalista cultural e tradutor literário, Irineu Franco Perpétuo, fará uma reflexão sobre “Ler os russos, um longo percurso”.
No sábado (21), a jornalista Josélia Aguiar, será a responsável pelo tema “Escrever biografias, o fazer”, às 17 horas.
Na continuidade, a escritora, professora, tradutora e intérprete, Chris Ritchie, abordará “As partes do livro, um diálogo”, na terça-feira (24), às 20 horas.
No mesmo horário, na quinta-feira, dia 26, o escritor e jornalista, Xico Sá, marcará presença para falar sobre “A crônica pelo cronista”.
No encerramento, no sábado (28), o jornalista e escritor norte-americano, Matthew Shirts, trará o tema “O clima esquentou, ferveu. Literatura e meio-ambiente”.
Formato digital
Da mesma forma que a última edição, a nova versão continuará no formato digital, com as transmissões sendo realizadas pelo canal do YouTube da Tarrafa Literária, devido à pandemia da Covid-19.
“Já nos acostumamos com o uso da tecnologia no nosso dia a dia e, portanto, tenho a convicção que os nossos leitores permanecerão conectados virtualmente, nos ajudando nessa missão de incentivo a literatura”, destaca Tahan.
A Tarrafa Literária ProAc Express conta com o apoio e incentivo do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.