O Festival Internacional de Dança (Fidifest), sob direção dos idealizadores Juliana Luiz e André Santos e realização da Associação de Dança do Litoral Paulista (Adalpa), já tem data marcada: acontecerá de 15 a 19 de junho.
O evento, que integra o calendário oficial de Santos, tem inscrições abertas até maio e divulga o time de jurados, que reúne alguns dos mais renomados profissionais da dança.
Esta oitava edição contará com Mostra Competitiva de Balé de Repertório, Balé Clássico, Neoclássico, Contemporâneo, Danças Urbanas, Estilo Livre, Jazz Dance, Sapateado Americano e Sapateado Irlandês.
As categorias em ação: 01 (de 7 a 10 anos), 02 (de 11 a 14 anos), 03 (de 15 a 17 anos) e 04 (a partir de 18 anos); Mostra Comentada de Dança da Terceira Idade e Dança Adulta Iniciante; Workshops; e Audições Nacionais e Internacionais. Para detalhes sobre regulamento basta acessar aqui.
Além de medalhas, troféus, inscrições para outros festivais e bolsas internacionais, o Fidifest oferece premiação em dinheiro aos melhores trabalhos coreográficos e bailarinos, em um total de R$ 12 mil e, também, conta pelo segundo ano com o Prêmio Cecília Kerche, que é dado à Melhor Variação do Festival, selecionado pela própria Cecília.
Quem fará parte do júri
Como de costume, a banca de jurados do Fidifest será formada por profissionais de excelência: Marcio Rongetti (Balé Clássico) considerado o presidente do júri, por participar do festival desde a primeira edição em 2014; Cecília Kerche (Balé Clássico); Kika Sampaio (Sapateado); Monique Paes (Jazz Dance); e Fabio Alcântara (Dança Contemporânea).
Cronograma
Dia 31/03/22 – último dia de inscrição para o lote 01; Dia 06/04/22 – último dia de inscrição da pré-seleção (solo/variação); dia 10/05/22 – último dia de inscrição da mostra competitiva Fidifest. Ainda serão divulgadas as datas de inscrições para workshops, início da venda de ingressos etc.
A 8ª Edição do Fidifest seguirá todas as recomendações da época sobre o Protocolo Covid do Ministério da Saúde, Governo do Estado de SP e da cidade de Santos. Mais informações aqui ou pela Facebook.