Um vazamento de amônia em um terminal privado, localizado no Porto de Santos, na tarde desta terça-feira (28), assustou trabalhadores e mobilizou o Corpo de Bombeiros. A unidade foi evacuada rapidamente e, de acordo com informações dos representantes do terminal, não houve feridos.
Conforme o Corpo de Bombeiros, uma equipe foi deslocada para o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), localizado em Santos, depois da notificação de um vazamento, perto de 12 horas.
Os trabalhadores foram retirados do terminal e, quando os bombeiros chegaram, a própria equipe da empresa já tinha controlado o vazamento.
Segundo a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Cubatão (Comdec), a informação é de que houve vazamento de amônia nas dependências do Tiplam. A amônia é um gás incolor, tóxico e corrosivo na presença de umidade.
Protocolo de segurança
A VLI, responsável pelo terminal, emitiu uma nota, na qual explica que “houve o acionamento da válvula de segurança do amonioduto instalado no Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), em Santos, no final da manhã. A empresa esclareceu que, de forma preventiva, a unidade foi imediatamente evacuada, seguindo o protocolo de segurança. A situação está normalizada e as operações já foram retomadas”.