Psicólogos dão apoio emocional a servidores que atuam no combate ao coronavírus

André dos Anjos, um dos psicólogos destacados para o programa “AbraSUS”, desenvolvido em Santos, diz que os profissionais estão expostos às notícias e à tensão geradas pela pandemia

Foto: Carla Cleto/Sesau

Os servidores da Secretaria de Saúde de Santos estão recebendo apoio emocional remoto, por intermédio do programa “AbraSUS – Abraçando o Servidor”. Lançado no início desta semana, o projeto tem o objetivo de acolher os profissionais afetados direta ou indiretamente pela pandemia do novo coronavírus.

“A importância do apoio psicológico aos servidores se dá devido ao maior estresse e à tensão causados em toda a população. No caso, com a tendência a ser mais forte nos trabalhadores da saúde, por estarem expostos, não somente às notícias e à tensão geradas pela pandemia, como também ao contágio, além de serem possíveis vetores do vírus aos próprios familiares”, explica André dos Anjos, um dos dois psicólogos destacados para o programa.

André ressalta que a própria Organização Mundial de Saúde (OMS) vem apontando para a necessidade dos cuidados à saúde mental da população, nesta época de pandemia.

“Além disso, observamos outros especialistas, como o dr. Rodrigo Leite, do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP), indicando a necessidade do cuidado com a saúde mental das pessoas, principalmente, em relação aos profissionais de saúde. Nosso projeto de intervenção surge desse cenário”, destaca o psicólogo.

André ainda não tem condições de detectar quais os principais problemas emocionais que serão relatados pelos servidores, que estão na linha de frente do combate ao coronavírus.

“Nosso projeto ainda está no início. Não podemos ainda inferir os tipos de problemas que as pessoas apresentam, pois não tivemos uma amostra para tal. Por enquanto, estamos nos baseando no clima que nós mesmos sentimos trabalhando na saúde pública, bem como no que outros profissionais da saúde mental e autoridades vêm levantando”, diz o profissional.

Necessidade

O atendimento é realizado via telefone ou WhatsApp, da forma como o servidor preferir.

 “O uso da tecnologia não se deu por opção, mas por necessidade. Como todas as orientações das autoridades sanitárias são voltadas ao isolamento e distanciamento social, o nosso próprio Conselho Federal de Psicologia adotou esse discurso e passou a orientar que os atendimentos psicológicos passem a ser à distância, desde meados de março até pelo menos final de abril. Portanto, nosso projeto de atendimento remoto é enquanto durar a pandemia, assim como a orientação do Conselho Federal de Psicologia”, acrescenta André.

“É importante frisar que o objetivo do projeto “AbraSUS” é o apoio psicológico através de uma escuta especializada para a contenção da angústia. É voltado no aqui e agora, não se tratando de acompanhamento/tratamento psicológico a curto ou longo prazo. O modelo é através de plantão psicológico, ou seja, a pessoa que quer ser atendida não necessita agendar. Ela simplesmente liga e é atendida pelo profissional”, completa o psicólogo.

Dias e horários

Os atendimentos correm de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas, com um dos profissionais, e de terça a quinta-feira, das 14 às 17 horas, com o outro psicólogo. Os números dos telefones foram divulgados internamente entre as equipes.

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