Fundo Social de Solidariedade recebe doação de 1 tonelada de alimentos às vítimas da tragédia

Além disso, estão à disposição dos desalojados e desabrigados 50 mil peças de roupa, 10 mil litros de água e 10 mil itens de higiene pessoal

Foto: Susan Hortas

Para combater a tragédia que castigou a Baixada Santista, a solidariedade da população da região é uma das receitas. Tão logo foi anunciado que haveria necessidade de doações, a mobilização foi geral.

Aproximadamente 1 tonelada de alimento, 50 mil peças de roupa, 10 mil litros de água e 10 mil itens de higiene pessoal foram arrecadados pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), até esta quarta-feira (4).

Todo o material será entregue aos desalojados e desabrigados. A instituição está 24 horas aberta.

Na Vila Criativa da Vila Progresso (Rua Moisés, antiga Rua 3 s/nº), onde estão 81 pessoas, sendo 25 crianças, o local foi preparado para abrigar a população.

“Nós aqui também estamos precisando de sabão em pó e sabão em pedra, para que as pessoas possam lavar roupa, além de rodos para limpeza geral”, lembra Weslley Dantas Rodrigues, responsável pela unidade.

De acordo com ele, o local conta com colchões, lençóis, cobertores e travesseiros. Uma área de lazer foi providenciada para as crianças, inclusive com uma sessão de cinema.

Os interessados em colaborar podem ligar para o telefone da Vila Criativa, o 3273-1888, e tirar dúvidas sobre os itens mais importantes para a doação. A unidade conta com um carro à disposição para buscar as doações.

Segundo projeções da prefeitura, existem cerca de 150 pessoas desabrigadas e 100 desalojadas. Além da Vila Criativa da Vila Progresso, a unidade da Zona Noroeste (Rua Brigadeiro Newton Braga, 2) também está fornecendo apoio emergencial à população.

Mais abrigos

Ainda como abrigo para as vítimas da chuva, a prefeitura mantém dois equipamentos municipais (Seabrigo AIF – Rua Manoel Tourinho, 352, no Macuco, e Seacolhe AIF – Rua General Câmara, 249, no Centro), e dois em parceria com a sociedade civil (Albergue Noturno – Rua Brás Cubas, 289, na Vila Nova, e Casa das Anas – Rua Paraná, 219, na Vila Belmiro).  A escola municipal Therezinha Calçada Bastos (Santa Helena, s/nº, Morro do São Bento) também está abrigando a população.

Pessoas que precisarem de ajuda devem procurar uma das unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) para encaminhamento: https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/santos-conta-com-seis-abrigos-para-vitimas-das-chuvas.

Sair da versão mobile