As eleições para o novo presidente do Santos precisaram ser interrompidas, por volta das 14h deste sábado (9). Isso porque, integrantes de uma torcida organizada do Santos tentaram invadir o Ginásio Athié Jorge Coury, onde acontece a votação para eleger o novo mandatário do Peixe. A confusão foi registrada em vídeo.
Nas imagens, é possível ver os vândalos tentando entrar no ginásio e sendo contidos pela equipe técnica que trabalha nas eleições. A confusão paralisou a votação e mobilizou a entrada da Tropa de Choque da Polícia Militar no ginásio.
O alvo das críticas era o presidente do Conselho Deliberativo, Celso Jatene. Antes, um grupo menor da torcida organizada bateu boca com o dirigente, fazendo ameaças. Ao longo da confusão, ao menos um dos seguranças teve ferimentos no nariz e precisou ser atendido.
Um torcedor foi identificado nas imagens e preso pela Polícia. A identidade não foi confirmada.
Ressaca moral
As eleições acontecem logo após o inédito rebaixamento do Santos para a Série B do Campeonato Brasileiro. Com o descenso confirmado, grupos de torcedores praticaram atos de vandalismo nos arredores da Vila Belmiro. Ônibus, carros, placas de trânsito e até lixeiras públicas foram incendiados minutos após o resultado negativo.
A votação na Vila Belmiro ocorreu de forma tranquila até por volta de 14h, quando teve início a confusão. As autoridades precisaram acalmar os ânimos para que o pleito fosse retomado, o que ocorreu já próximo das 15h.
Cinco candidatos disputam o pleito para decidir quem sucederá Andres Rueda, que deixa a presidência do Santos após um mandato de três anos. O novo mandatário comandará o clube entre 2024 e 2026. A votação começou às 10h e está marcada para ir até às 17h.
Ricardo Agostinho, Wladimir Mattos, Rodrigo Marino, Maurício Maruca e Marcelo Teixeira disputam o cargo pelas chapas 1, 2, 3, 4 e 5, respectivamente.
Com informações de A Tribuna e Diário do Peixe