Ao longo de todo o feriado prolongado de Natal, entre sexta-feira (22) e segunda (25), a Baixada Santista registrou três mortes por afogamento. Dois deles eram turistas e um, adolescente. Os óbitos ocorreram nos muncípios de Guarujá, Praia Grande e Itanhaém, conforme o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar).
Um turista de 40 anos de São Paulo se afogou ao entrar bêbado no mar, no último sábado (23), em Praia Grande. De acordo com o GBMar, a família informou à corporação que a vítima estava bastante embriagada e provavelmente convulsionou nas águas.
No domingo (24), um turista de 56 anos de Americana, do interior de São Paulo, entrou no mar da Praia da Enseada, em Guarujá, com uma prancha de bodyboard. Em momento de distração, a prancha escapou de suas mãos em um local que não dava pé.
Segundo o GBMar, banhistas que estavam próximos visualizaram e se aproximaram para ajudar, mas não conseguiram alcançá-lo. Em seguida, os guarda-vidas chegaram e realizaram o resgate. A vítima foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Enseada, onde não resistiu e acabou falecendo.
Também no domingo, em Itanhaém, um adolescente de 16 anos morreu após pular de uma corda pendurada em uma árvore próxima ao Rio Preto.
Segundo o GBMar, ao cair na água, o jovem se afogou e logo submergiu, não sendo mais visto. Os guarda-vidas foram acionados e iniciaram a busca, que durou cerca de 10 minutos até encontrarem a vítima em grau seis de afogamento. O adolescente foi socorrido e transportado à UPA de Itanhaém, onde foi constatado o óbito.