A Baixada Santista vem sendo atingida, desde domingo (6), por fortes chuvas, em consequência do avanço de uma frente fria. Com isso, em alguns municípios, o acumulado de água em um curto espaço de tempo chegou perto da média projetada para todo o mês de fevereiro.
Guarujá é uma das cidades mais afetadas por alagamentos e por grande quantidade acumulada de água. Choveu 60,8 mm entre domingo e segunda, cerca de 89% do previsto para todo o mês, que está perto de 68 mm, de acordo com informações da Folhapress e Diário do Litoral.
A Defesa Civil do município informa que entre as ocorrências registradas e ligadas às fortes chuvas está a queda de uma árvore na região do viaduto Florisberto Mariano, no bairro Santo Antônio.
São Vicente foi outro município que sofreu com o acúmulo de água muito próximo ao previsto para o mês inteiro. A prefeitura divulgou que a cidade está em nível de atenção.
O índice pluviométrico acumulado em 12 horas foi de 160,8 mm, o que representa quase 70% do aguardado para fevereiro. Com o objetivo de evitar deslizamentos de terra, equipes da Defesa Civil monitoram os morros do município.
A Secretaria de Defesa e Ordem Social anunciou que, em função da chuva intensa desde a madrugada, foram registrados dez pontos de alagamento, inclusive em acessos para a rodovia dos Imigrantes.
Morros de Santos estão em estado de observação
Santos também registrou enchentes. A Defesa Civil local informou que, em apenas seis horas, o acumulado de chuva chegou a 81,82 mm, sendo que o esperado para fevereiro todo é 290,2 mm.
Apesar da chuva intensa, a prefeitura informou que os morros estão apenas em estado de observação, sem o registro de ocorrências.