A Defesa Civil de Santos divulgou uma nota para alertar a população da Baixada Santista sobre a chegada de uma frente fria à região, vinda do Sul do país, já nesta quarta-feira (18). Com isso, o tempo tende a ficar instável, com chuva fraca a moderada, até a quinta-feira (19). Entretanto, na sexta (20), há 90% de probabilidade de chuvas fortes.
“Na sexta-feira, a chuva ocorrerá de forma generalizada e, no decorrer desse dia, são esperados os maiores acumulados”, diz a nota. A estimativa para os três dias é de 75 mm.
Santos, que se encontra em alerta devido ao alto acumulado de chuvas registrado nos meses de fevereiro (916,6 mm) e março (277 mm), mantém as interdições das residências atingidas pelo temporal da madrugada do dia 3 de março.
O órgão aponta a importância de que os moradores dos morros, em especial os que vivem próximo às áreas que sofreram deslizamentos, se mantenham atentos aos sinais de alerta e sigam as recomendações da Defesa Civil, que são as seguintes:
Recomendações
Primeiros sinais de perigo de deslizamentos – No solo: trincas no terreno, degraus de abatimento ou rachaduras; Em casa: trincas novas no piso ou nas paredes, ou muros estufados; Inclinação de árvores, postes ou muros; Valas e surgências d’água com coloração mais barrenta que o normal; Estalos ou aumento das trincas em blocos ou paredões rochosos.
Para não contribuir com deslizamentos – Mantenha a vegetação nativa nas encostas; Não jogue ou desvie água de tanques, pias ou chuveiros para as encostas; Não descarte lixo nas encostas.