Após o governo do estado não atender solicitação das prefeituras no sentido de bloquear as estradas que dão acesso à Baixada Santista, as prefeituras da região decidiram adotar medidas restritivas para impedir que turistas venham para o litoral durante o “megaferiado” na capital paulista.
As cidades pediram apoio ao governo de São Paulo e reforçaram os bloqueios nas entradas de cada município para conter o avanço do coronavírus. A região resolveu não antecipar os feriados de Corpus Christi e da Consciência Negra para esta semana.
“Tivemos duas reuniões com os prefeitos da Baixada Santista e eles pleitearam que o governo do estado faça uma forte recomendação para que as pessoas não desçam para a Baixada Santista, com o apoio da segurança pública em torno dos modelos de barreiras que estão sendo implementados nos municípios. Dentro disso nós delimitamos que não seria possível a interdição de estradas, mas, sim, que o governo do estado irá apoiar as restrições que cada uma das cidades implementar em seu território”, declarou Marco Vinholi, secretário estadual de Desenvolvimento Regional.
O bloqueio será realizado da mesma forma como ocorreu nos últimos feriados: motoristas de veículos de fora das cidades, ou que não estejam indo ao município para desenvolver os chamados serviços essenciais, estarão proibidos de entrar. A medida inclui quem tem casa de veraneio.
Em Santos, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgaram que a operação de bloquei ao acesso à cidade será realizada 24 horas por dia neste feriado prolongado.
Os pontos de controle de acesso foram instalados no Elevado da Alemoa e na Nossa Senhora de Fátima com Ana Santos, fiscalizados pela CET, porque passam muitos caminhões. A GCM permanecerá no ponto de controle de acesso da Martins Fontes, no Saboó. O trabalho conta com o apoio da PM. Nas balsas, o controle será feito pela prefeitura de Guarujá.
De acordo com a Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans) de São Vicente, a cidade montará esquema especial de bloqueio nos pontos de acesso desta quarta-feira (20) até segunda (25). A ação acontecerá na altura dos quilômetros 65 e 66 da Rodovia dos Imigrantes.
Autorização
Guarujá, por sua vez, pediu ao governo do estado autorização para intensificar a barreira. A ideia é substituir cinco dos sete pontos de bloqueio por um único, entre os quilômetros 2 e 3 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, o que aumentaria o poder de fiscalização da cidade.
Bertioga decretou suspensão de atividades físicas nas praias, rios e mar. Durante todos os dias do feriado, a administração municipal intensificará a fiscalização e as ações de controle de acesso nas principais entradas da cidade.