Início Baixada Santista

Coronavírus: Baixada Santista adota bloqueio na entrada das cidades durante “megaferiado”

Motoristas de veículos de fora da região, ou que não estejam indo aos municípios para desenvolver os chamados serviços essenciais, estarão proibidos de entrar

Foto: Divulgação/PMG

Após o governo do estado não atender solicitação das prefeituras no sentido de bloquear as estradas que dão acesso à Baixada Santista, as prefeituras da região decidiram adotar medidas restritivas para impedir que turistas venham para o litoral durante o “megaferiado” na capital paulista.

As cidades pediram apoio ao governo de São Paulo e reforçaram os bloqueios nas entradas de cada município para conter o avanço do coronavírus. A região resolveu não antecipar os feriados de Corpus Christi e da Consciência Negra para esta semana.

“Tivemos duas reuniões com os prefeitos da Baixada Santista e eles pleitearam que o governo do estado faça uma forte recomendação para que as pessoas não desçam para a Baixada Santista, com o apoio da segurança pública em torno dos modelos de barreiras que estão sendo implementados nos municípios. Dentro disso nós delimitamos que não seria possível a interdição de estradas, mas, sim, que o governo do estado irá apoiar as restrições que cada uma das cidades implementar em seu território”, declarou Marco Vinholi, secretário estadual de Desenvolvimento Regional.

O bloqueio será realizado da mesma forma como ocorreu nos últimos feriados: motoristas de veículos de fora das cidades, ou que não estejam indo ao município para desenvolver os chamados serviços essenciais, estarão proibidos de entrar. A medida inclui quem tem casa de veraneio.

Em Santos, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgaram que a operação de bloquei ao acesso à cidade será realizada 24 horas por dia neste feriado prolongado.

Os pontos de controle de acesso foram instalados no Elevado da Alemoa e na Nossa Senhora de Fátima com Ana Santos, fiscalizados pela CET, porque passam muitos caminhões. A GCM permanecerá no ponto de controle de acesso da Martins Fontes, no Saboó. O trabalho conta com o apoio da PM. Nas balsas, o controle será feito pela prefeitura de Guarujá.

De acordo com a Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans) de São Vicente, a cidade montará esquema especial de bloqueio nos pontos de acesso desta quarta-feira (20) até segunda (25). A ação acontecerá na altura dos quilômetros 65 e 66 da Rodovia dos Imigrantes.

Autorização

Guarujá, por sua vez, pediu ao governo do estado autorização para intensificar a barreira. A ideia é substituir cinco dos sete pontos de bloqueio por um único, entre os quilômetros 2 e 3 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, o que aumentaria o poder de fiscalização da cidade.

Bertioga decretou suspensão de atividades físicas nas praias, rios e mar. Durante todos os dias do feriado, a administração municipal intensificará a fiscalização e as ações de controle de acesso nas principais entradas da cidade.

Sair da versão mobile