A Baixada Santista registra 242 casos suspeitos do novo coronavírus. A região ainda não teve nenhuma confirmação. Nesta quinta-feira (19), a Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) de Santos recebeu do Instituto Adolfo Lutz 17 descartes de casos suspeitos da doença. Com as novas notificações repassadas pelas unidades de saúde (públicas, filantrópicas e particulares), a Cidade monitora agora 101 casos suspeitos entre moradores de Santos. Deste total, 11 pacientes estão internados em hospitais, sendo sete deles em leitos de UTI.
A Secretaria de Saúde de Santos destaca que os hospitais públicos, privados e filantrópicos de Santos também atendem pacientes com suspeita do novo vírus com residência em outros municípios. Portanto, boletins divulgados por estas instituições podem apresentar números diferentes dos casos de pacientes residentes em Santos.
A Seviep investigará um óbito de paciente, de 62 anos, que estava internado na Sala de Emergência da UPA da Zona Noroeste. O paciente com quadro associado de diabetes mellitus deu entrada na unidade, no último dia 17, e faleceu na noite de quarta-feira (18), tendo a suspeita do novo coronavírus (Covid-19) apontada no atestado de óbito devido aos sintomas similares da doença.
As amostras colhidas do paciente durante a sua internação serão analisadas pelo IAL, laboratório estadual de referência para o diagnóstico, devendo ter prioridade para o resultado, com estimativa de 2 a 5 dias para conclusão. O paciente não tinha histórico de viagem ao exterior nem de contato com casos suspeitos ou confirmados da doença.
Segundo consta no Cadastro Nacional de Saúde, ele é residente de Praia Grande, mas informou à UPA endereço de imóvel localizado na Zona Noroeste de Santos, o que está sendo apurado pelas equipes de saúde do Município.
Outras cidades
Em Praia Grande são 67 suspeitos; Guarujá, 29; Bertioga, 15; São Vicente, 12; Cubatão, 4; Peruíbe, 9; Mongaguá, 2; Itanhaém, 3.